sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DIA 18 DE NOVEMBRO - DIA DO CONSELHEIRO TUTELAR

Um dia que temos que nos conscientizar da importância da ação conselheira...não podemos fechar os olhos para a indignidade, falta de respeito, discriminação, tortura e os graves casos de abusos sexuais e violência no país e no mundo.

Convido à todos a ser comigo e com todos os (as) Conselheiros (as) Tutelares do Brasil, a ser mais um para lutar por nossas crianças e adolescentes, onde eles estiverem que tenham sempre por perto um conselheiro de coração e na ação, não permita que as coisas aconteçam debaixo do seu nariz, muitas vezes dentro da sua casa, se coloque no lugar de quem sofre, o choro, o silêncio, o hematoma podem ser sinais de maus tratos e violência.

Precisamos erguer juntos a Bandeira chamada: ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA, uma Lei Federal, que muitos discordam...mas não entendem ou compreendem a sua essência e eficácia na ação...

Presenciamos por parte de muitos que deveriam assegurar o Direito garantido no ECA, a omissão, o descaso, a falta de atenção em dar atenção a quem não tem informação. A ignorância de muitos é passaporte muitas vezes para a miséria...fome...crueldade....e até mesmo o óbito, não feche os seus olhos para aquilo que ele enxerga tão claramente, defenda onde estiver, no carro, viajando, no mercado, na rua, no trabalho, em casa, não permita, não se conforme e não confirme, eu te peço...que ”Criança tem que apanhar”...”Adolescente é aborrecente”.

Somos nós que criamos estes anjos que Deus nos presenteou...e que por algum erro cometido por aquele que deveria educa-lo, incluí-lo, acolhe-lo, abraça-lo, ama-lo..não o fez...os seus comportamentos são respostas as nossas indiferenças e caímos na normalidade... de achar que é normal...

Muitas ocorrências que enfrentamos de madrugada...ou no dia a dia são de pessoas que são os cuidadores..os responsavéis...a pessoa mais próxima...que por covardia e monstruosidade são capazes de estrupar, matar, torturar, violentar a infância escondida de uma sociedade que tem o dever de lhe assegurar com a mais absoluta prioridade o seu direito a vida em segurança, para que tenhamos neste presente crianças capazes de sorrir ...de dar gargalhadas... de chorar de saudades de quem ama...de dizer pai....de dizer mãe....de dizer vovó/vovô...de acreditar na vida cheia de oportunidades e opções para serem felizes e saudáveis...ricos de alma e direitos garantidos.

Feliz dia do Conselheiro Tutelar...aos meus companheiros de trabalho no meu Município...nas Cidades...Estado e no País.

A todos que exercem a ação conselheira no seu dia a dia...professores...médicos...GCM...Assistentes Sociais...Pedagogos...Psicólogos...Juízes..Promotores...Secretarios...CMDCA...ONG'S...pais...famílias ....Prefeitos...Policiais...Vereadores...enfim você que esta lendo...tenha um coração indignado!

Escrito por: Lucilene Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário